Órgão de Gestão

Assessor Luís Miguel Iria Lelo Pontes Estrela

Mensagem de Boas-Vindas

Novo Ano Escolar - 2019/2020

Terminado que está o tempo destinado à interrupção das atividades letivas de verão, e, dando cumprimento ao definido no calendário escolar, chegou a hora de dar início a mais um ano escolar.

Esperamos que todos tenham aproveitado o período de férias para se divertirem, descontraírem, descansar e recuperar energias necessárias para poderem abraçar com garra e confiança o novo ano escolar.

Todos os anos escolares são um desafio e uma oportunidade para professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação e restante comunidade educativa se envolverem com empenho e determinação no processo de ensino/aprendizagem.

Sabemos que iremos passar por momentos de maior ou menor dificuldade que vão pôr à prova a mobilização das nossas energias, das nossas capacidades e talentos. O processo de aquisição e consolidação de conhecimentos e competências exige trabalho, esforço, dedicação e empenho de uma forma continuada e disciplinada. Só assim podemos transformar os nossos sonhos em realidade.

Lembro que a preparação do arranque de um novo ano escolar começa muito antes do ano anterior terminar. Uma equipa alargada de profissionais: professores, educadores e técnicos superiores especializados, apoiados por assistentes técnicos administrativos e assistentes operacionais, foram planeando, organizando e desenvolvendo um conjunto diversificado de tarefas para que estejamos em condições de, tranquilamente, dar início a mais um ano de actividades escolares.

A par do ensino regular, continuamos a diversificar a oferta formativa, criando cursos e percursos curriculares alternativos, procurando proporcionar a todos os alunos que apresentam dificuldades de integração e de aprendizagem, novas oportunidades, experiências e vivências para poderem construir um projeto de vida saudável.

Entendemos que a melhor educação é a que se desenvolve como construtora de postura no mundo. Hoje mais do que nunca a escola deve preparar para o imprevisto, o novo, a complexidade e, sobretudo, desenvolver em cada indivíduo a vontade, a capacidade e o conhecimento que lhe permitirá aprender ao longo da vida. Aquele que reconhece o valor da educação estuda sempre e quer sempre aprender mais.

O Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita é uma instituição pública de prestação de serviços educativos à comunidade, pelo que continuamos empenhados em promover o sucesso escolar e educativo dos alunos, a sua valorização e a sua qualificação, de forma a contribuir para a melhoria dos indicadores sociais, culturais e económicos do meio em que estamos inseridos.

Assumimos o compromisso de não nos pouparmos a esforços para criar e desenvolver, ao longo deste ano escolar, as melhores condições possíveis para que o processo de ensino/aprendizagem decorra tranquilamente, num ambiente saudável, onde todos se sintam bem, respeitando e aceitando as diferenças, estabelecendo laços fraternos de salutar convivência e amizade.

Desejamos a toda a comunidade educativa um agradável e profícuo ano escolar, e que os vossos sonhos e expetativas sejam efetivamente superados.

Loulé, 10 de setembro de 2019

O Diretor